Referências | RA Realidade Aumentada

A realidade aumentada (AR) permite que informações digitais sejam sobrepostas e integradas no nosso mundo físico.

Azuma define a realidade aumentada como um sistema que:Combina elementos virtuais com o ambiente real; É interativa e tem processamento em tempo real; É concebida em três dimensões.
Azuma, Ronald (1997) A Survey of Augmented Reality, Hughes Research Laboratories

Embora o conceito de Realidade Aumentada tivesse sido definido desde os anos 90, foi emais amplamente disseminado em 2016 com o jogo Pokémon go!


The History of Augmented Reality, por BlippAR (infografia visual)
Duffy, Paul (2019) Everything you need to know about Augmented Reality, NexTech AR (versão sintética com referências)
Oliver Grau (2003) Virtual Art: From Illusion to Immersion, MIT Press (referência clássica mais abrangente para AR e VR)

Tipos de RA:
– Com marcadores visuais (markers / targets). Limitações: temos que utilizar um dispositivo com câmara com um smartphone ou tablet e que fazer downlioad de uma aplicação
– sem marcadores visuais, por localização ou projecção (mais avançado e sofisticado, mas também mais autónomo e mais potencial para interactividade


REFERÊNCIAS

Projectos artísticos
Mirages & Miracles, Exposição no Ars Electrnica Center, 2019
Blast Theory Colectivo com jogos de realidade mista | “Can you see me now?”

Exemplos de exercícios de alunos de mestrado com ARTIVIVE – EDIT 2019-20

Exemplos de trabalhos de alunos da FBAUL com outras aplicações de RA:
Animal Alert, por Rita Ribeiro (Concepção de Ambientes Interactivos 2018)
Inter Faces, por Régis Costa de Olveira e ARchaeologies, por Pedro Soares, apresentados no Ars Electronica – Campus Exhibition

Arqueologias da apropriação: estratificações da autoria, por Pedro Soares, Mestrado em Arte Multimédia, FBAUL, 2019
– Investigação de doutoramento por Régis Costa de Oliveira, FBAUL (em curso)
– Eliseu, Sérgio (2017) O mundo como uma C.A.V.E.- estratégias narrativas em realidade aumentada, Tese de doutoramento, FBAUP | Apps para download no Google Play

Projectos por alunas do mestrado Interface Cultures apresentados no Ars Electronica 2019 utilizando Blippar:

Projecto colectivo realizado em enquadramento escolar e orientados por artistas/professores:
– Proposta em curso ARTrees, coordenada pela artista Amy Youngs
– Larry Shea, professor da Universidade Carnegie Mellon | Keynote speaker do Festival de Artes Digitais e Novos Media Reboot (Lisboa, Outubro 2019) que abordou temas como o uso de tecnologias VR/AR/XR em storytelling e performances artísticas na talk “There’s No Place Like Phone: AR, digital infrastructures, and performance” | Projecto Ghosts…


ARTIGOS DE PROJECTOS COM PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS E PROFESSORES DA FBAUL
– Realidade aumentada com tecnologias anteriores a 2011:
Santiago, L Romero, B Kripphal, M Mendes, N Correia (2004) A Framework for Exploration and Gaming in Mixed Reality, Gaming Applications in Pervasive Computing Environments Workshop, Pervasive 2004 Conference, Vienna, Austria
– Realidade aumentada em instalações interactivas (baseada em projecção)
ArcoÍris
– Realidade aumentada para performance (baseada em marcadores + em localização)
Inter Faces


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TECNOLOGIAS

A explorar nas 2 semanas 24-1 Outubro:
ARTIVIVE Plataforma simples vocacionada para contexto artístico | Tutorial resumido (5′)
Fica a recomendação para fazerem registo gratuito como estudante (ver Termos e condições)
A maioria das questões que surgirem têm resposta nas FAQ, mas caso tenham questões que queiram esclarecer comigo antes da próxima aula, enviem-me email para monicamendes@campus.ul.pt



+ TECNOLOGIAS a partir de 20201001

Vídeo tutorial com indicações passo-a-passo para a prática de RA com o Unity+Vuforia (34 min| 119 MB)
por Régis Costa de Oliveira

Guia com indicações passo-a-passo para a prática de RA com o Unity+Vuforia
Materiais disponibilizados durante o workshop de Realidade Aumentada, por Ben Bays | UT Austin: “Immersive Media: Producing augmented reality for storytelling projects”, 10-14 Julho 2018 + Complemento com tutorial sobre a exportação de projectos do Unity para Android com recurso ao Vuforia contendo também a resolução dos problemas frequentes, criado por Pedro Soares, actual aluno do mestrado em Arte Multimédia que se disponibilizou para partilhar a sua experiência neste contexto.

A partir 20201008: Web AR
AR.js para RA na Web
AR.js studio Versão simplificada sem necessidade de conhecimentos de código
.
Ex. tutorial AR js studo

Alternativas a considerar explorar em paralelo (autonomamente) ou depois:
Blippar (Desde 2011) Orientado para utilização comercial
Vuforia+Unity Software para desenvolvimento, mais complexo mas também mais versátil
HP (anterior Aurasma)
Duffy, Paul (2019) Augmented Reality Development Bible, NexTech AR (versão sintética com referências de 2019, não inluindo ARTiVIVE)

HP Reveal (anterior Aurasma) » Ex tutorial


Exemplos para testes

Exposição FBAUL no Ars Electronica Campus, Timlessness (download app Vuforia+Unity), 2019


Árvore encantada, com ARTIVIVE

ARte | Rita Silva, MAM / RVA2019


Animal Alert, por Rita Ribeiro (Concepção de Ambientes Interactivos 2018)





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